MINHA PRIMEIRA VEZ
Um desafio a vencermos...
A primeira vez gera diversos sentimentos, sensações... A primeira vez na aula, a primeira vez no trabalho, a primeira vez na médica, a primeira vez na academia, a primeira vez na nutricionista, a primeira vez na casa nova.
Enfrentar o novo pode ser atrativo, pode ser difícil, pode ser prazeroso, pode ser cansativo, mas se quisermos ter uma vida ativa é necessário enfrentar o novo.
Cada dia que acordamos é uma nova situação, é um novo (re)começo, é uma oportunidade. Oportunidade de definirmos novos rumos, de empregarmos mais energia nos caminhos e projetos em andamento. Mas, e se dificuldades barrarem meu caminho ou meu projeto? Se impediram a continuidade ou o começo, pode ser algo desconhecido, então é a hora da “primeira vez”, é a hora de definir os recursos que ainda não utilizei. Pode ser uma consulta com especialista, uma mudança na rotina, conseguir estabelecer o que eu preciso mudar e fazer para continuar.
Você pode, é capaz e consegue...
Um dos diversos meios que ajudam a saber o que eu quero ou preciso fazer é conhecer a mim mesma, e neste momento entra a(o) psicóloga(o). Para procurar a primeira consulta na área da Psicologia não é obrigatoriedade ter um problema específico para informar (mesmo que isso seja o primeiro fator para a quase totalidade dos casos que aparecem no consultório), posso escolher fazer psicoterapia para me conhecer, entender algumas atitudes que tenho, conhecer meus medos e formas de vencê-los, ou não os deixar atrapalhar a minha caminhada. Também posso escolher fazer psicoterapia para tratar uma situação, um conflito ou algo que eu percebo que não está legal na minha vida.
Eu Catarina, particularmente, gosto de colocar para as minhas clientes que o espaço da psicoterapia – espaço no sentido de lugar e tempo – deve ser percebido como o MEU espaço, o meu lugar de conforto e confiança, onde não há juízo de valores, o meu tempo para mim, para os meus sentimentos, as minhas alegrias, as minhas dores, as minhas tristezas, as minhas conquistas, os meus medos, as minhas vitórias. E assim iniciamos a primeira vez na psicoterapia, no meu único e exclusivo espaço!
